Inscrever-se para escrever: relações dialógicas em práticas sociais de escrita na mídia virtual

Pedro Farias Francelino

Resumo


Neste artigo, propomo-nos a uma análise de enunciados escritos produzidosem uma rede de interação social virtual, buscando observar como os sujeitosse inscrevem nessas instâncias e de que estratégias enunciativo-discursivas sevalem para construírem sentidos. A perspectiva teórica adotada é a Teoria daEnunciação de Bakhtin (2000, 2005) e Volochínov (1976 [1926]), além dospressupostos da perspectiva dialógica de estudos da linguagem. As análisesapontam para o fato de que o processo de constituição do sujeito, nessasinstâncias de produção de linguagem, se estabelece de forma bastante peculiar,tanto no que diz respeito ao posicionamento socioaxiológico e ideológicoquanto no que concerne à natureza das operações enunciativo-discursivas querealiza na elaboração de tais enunciados, caracterizados por constantes (re)formulações, (re)estruturações e (re)significações, aspectos estes representativosdo espaço em que são produzidos/recebidos.

Palavras-chave


Dialogismo; Interação Social; Relações Dialógicas; Escritavirtual.

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