A sustentabilidade como ideologia: estratégias persuasivas no discursivo publicitário e seus efeitos

Lucrécio Araújo de Sá Júnior

Resumo


A propaganda é ideológica ampla e globalmente. Sua função é a de formar amaior parte das idéias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo oseu comportamento social. A mídia procura envolver as massas na consecuçãode determinados objetivos e realização de certos interesses. Garcia completa,“inúmeras vezes a propaganda foi totalmente utilizada não apenas para divulgaralguns idéias e princípios, mas para incutir toda uma visão do mundo e suahistória”. Este estudo visa enfocar que cada vez mais o discurso publicitário seapropria do termo “sustentabilidade” para persuadir os receptores. Diante daimpossibilidade de ocultar o quanto as ações mercadológicas industriais estãoprejudicando o meio ambiente, as empresas se instituem “preocupadas” comas questões ambientais.

Palavras-chave


propaganda; mídia; ideologia; discurso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.